sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Namoro Cristão: Conselhos para não cair no pecado sexual

Conselhos para um casal de namorados. Publico aqui uma carta que escrevi a um casal de namorados que serviam no Ministério de Música da igreja e que estavam em vias de cair na tentação da fornicação.Penso que pode ser a história de muitos jovens.

Eis o texto:
Vocês dois são pessoas especiais para Deus, que O servem numa obra muito importante e aí fico pensando primeiramente no prejuízo para o Reino.
Se isso acontecer vocês estarão desautorizados e sem autoridade para continuar a servir no ministério de jovens, pois vocês foram vencidos.
Não que não possa haver restauração e perdão, mas veja o exemplo de Sansão, o herói de Deus, o guerreiro de Deus, que foi vencido pelo sexo e tornou-se um bobo da corte, e somente no fim de sua vida, depois de muita vergonha e tristeza acabou por escolher a morte do que continuar a ser objeto de diversão e palhaço do inimigo.
Saibam que vocês não estão sós, muitos são os jovens que estão no mesmo barco que o de vocês. Há alguns que voltam para casa envergonhados, vencidos , cabisbaixos, com sentimento de culpa.
Eles se lembram de Jesus, da Palavra, da igreja , da santa ceia, das orações, e adoecem em suas almas.
Então eu acredito que a primeira vez é importante não acontecer , porque se assim for as coisas ficarão ainda mais difíceis.
Agora quero enumerar algumas coisas extraídas do livro “O Prazer da Espera” de Jim Burns e também outros autores, para ver se assim consigo ajudá-los, mas de qualquer forma, eu compreendo vocês, amo mesmo não os conhecendo e vou orar para sejam vitoriosos.
Por que esperar? Esse é o título do capitulo que quero me deter.
Muitas pessoas boas cometem o erro de avançar o sinal antes do casamento. Apesar de a Bíblia ser clara sobre o assunto da relação sexual antes do casamento ( fornicação), Deus é misericordioso e paciente e nos ama incondicionalmente.
Posso também entender como o impulso sexual de duas pessoas saudáveis e que se amam pode provocar um intenso desejo para a união sexual. Entretanto , estou ainda mais convencido de que o desejo de Deus é que as pessoas evitem a relação sexual antes do casamento, e que obedecer a suas instruções no que se refere ao assunto é o melhor para o relacionamento.
C.S.Lewis ( homem de Deus) disse: “ A verdade é que sempre que um homem se deita com uma mulher, queiram eles ou não, uma relação transcendental se estabelece entre eles, a qual será motivo de alegria ou sofrimento para sempre”.( Alguns chamam de laço de alma). Haverá uma ligação entre ambos para sempre, pode até se casar com outro , mas aquele laço de alma ficou.
Não acho que exista algo mais íntimo ou pessoal do que os dois compartilharem os corpos, emoções e espíritos na união sexual.
Abaixo vai algumas perguntas e indagações para que vocês dois discutam juntos, e elas ajudarão a meditar e chegar a uma decisão cuidadosa quanto a esperar ou não. Tenham em mente que escrevi as questões considerando a ambos como cristãos desejosos de crescer verdadeiramente na fé cristã.
1- Para algum de vocês , o significado da relação sexual no casamento será diminuído por ela já ter ocorrido antes de se casarem? Se a resposta for sim, o relacionamento será prejudicado por amargura e ressentimentos.
2- Suas consciências os tem incomodado durante ou depois do ato sexual ou mesmo do “quase lá”.? Vocês acham que poderia ser o Espírito Santo desafiando-os?
3- Ambos estão comprometidos um com o outro? Verdadeiramente?
4- Vocês estão convencidos de que um é a pessoa certa para o outro, como companheiros para o resto da vida?
5- O que vocês acham que a Bíblia tem a dizer sobre a relação sexual antes do casamento? Aqui estão alguns versículos que devem ser examinados. At.15:20; I Co 6:13, 18-20; Ef 5:3; 1Ts 4:1-8 e 1Pe 2:11.
6- Ambos parecem desejar o melhor de Deus para suas vidas. A relação sexual afetará o serviço a Deus e sua comunhão com ele?
7- A relação sexual causará danos de alguma forma ao seu inter-relacionamento ?
8- Ela poderá prejudicar a comunicação entre ambos e mesmo provocar a perda da confiança?
9- A relação sexual ajudará, impedirá ou não afetará o relacionamento espiritual entre vocês?
10- Vocês pensaram na possibilidade de uma gravidez e em como fazer para que isso não aconteça?
11- Que razões os levariam a um ato sexual? Elas são puras?
Afirmo que até dar respostas a vocês não é difícil , o difícil será vocês praticarem o que é certo, mas também penso que Deus ainda tem seus heróis entre os jovens.
Segundo o excelente livro “Sexo,amor e paixão: como realmente saber?’, de Ray Short, no capítulo “Ser ou não virgem”, o autor escreve que a ciência constatou nove fatos relacionados ao provável efeito sobre o seu relacionamento conjugal, do sexo praticado antes do casamento:
Fato 1: O sexo antes do casamento tende a separar os casais, Fato 2: muitos homens não gostam de se casar com mulheres que tenham tido relações com outra pessoa, Fato 3: As pessoas que praticam sexo antes do casamento tendem as ser menos felizes no relacionamento conjugal.
Fato 4: As pessoas que praticam sexo antes do casamento estão mais propensas ao divórcio.
Fato 5: As pessoas e os casais que tenham tido relacionamento sexual antes do casamento possuem maior inclinação a manter casos extraconjugais.
Fato 6: A experiência pré-conjugal pode iludí-lo e levá-lo a casar-se com uma pessoa que não é a certa para você.
Fato 7: As pessoas e os casais que mantêm uma relação íntima pré-conjugal parecem alcançar a satisfação sexual mais cedo, após o casamento. Entretanto:
Fato 8: No decorrer de seu relacionamento conjugal, provavelmente se sentirão menos satisfeitos com sua vida sexual, entendida num sentido mais amplo.
Fato 9: Hábitos sexuais insatisfatórios antes do casamento podem acarretar, mais tarde, a deterioração do relacionamento sexual entre os cônjuges.
Mais uma coisa, mesmo que vocês não tenham dúvidas neste instante, que vocês foram feitos um para o outro e não tenham dúvidas de que um dia vão se casar e naturalmente não querem pensar de outra forma, deixe-me fazer o papel do diabo (acusador): Larry Richards diz: “Um estudo mostra que os garotos acreditam haver encontrado o seu amor verdadeiro pelo menos cinco vezes na fase que compreende o período entre o ginásio e o segundo ano da faculdade” Deus nos dotou de uma sexualidade e depois Ele disse não. Será que ele é masoquista ? Gosta de ver a gente sofrer ?
Não, mil vezes não. Deus quando diz não Ele tem os seus motivos, e esses motivos são sempre no sentido de Proteção e Provisão, veja:
-Proteção contra a gravidez indesejada e provisão de gravidez desejada e saudável,
-Proteção contra a infelicidade no casamento por causa da desconfiança, e provisão de um casamento onde os dois confiam plenamente um no outro;
-Proteção contra o casamento precipitado onde a chance de separação aumenta muito e provisão para um casamento no momento certo, com uma estrutura mínima necessária para ser um sucesso.
-Proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis, e provisão de uma vida com saúde.
- Proteção contra o aborto, e provisão de filhos bem vindos e benditos.
-Proteção contra o prejuízo espiritual oriundo da desobediência, e provisão de crescimento espiritual pela obediência.
O relacionamento amoroso deve trazer pelo menos quatro coisas boas:
-Crescimento espiritual
-Saúde emocional
-Saúde física ( isento de doenças sexuais)
-Promoção pessoal enquanto ser humano.
E de tudo isso, que falamos, fuja das situações de perigo e lembre-se passar muito tempo perto do abismo, pode colocá-los lá no fundo um dia.
Procure fazer as coisas sempre em grupo e fuja das oportunidades, porque de outra forma vocês serão vencidos e poderá haver muita tristeza e acusações.
Seja um vencedor, um herói de Cristo, e não um palhaço do diabo como foi Sansão.
Lembre-se, que algumas coisas de nossa vida, serão motivo de alegria ou de tristeza para o resto de nossas vidas. Escolha bem.
Um forte e demorado abraço. Pr Ismael R.


Gostou? Clique em sua Rede Social logo abaixo e compartilhe !!!

7 comentários:

  1. Muito benção, vou passar pra minha equipe de Jovens!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pr.Ismael, foi muito útil, te agradeço por essas palavras de edificação, espero que Deus abençoe grandiosamente esse seu trabalho, um grande abraço Pastor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por abrir nossos olhos
    e lembrar-nos de que temos a opção de escolher o BEM !!!
    E AGRADECER A Deus por sua misericordia que se renova a cada dia
    e que é o grande motivo de não sermos consumidos !!!

    abraço.

    ResponderExcluir
  5. benção pura, me edificou vou passar pros discípulos

    ResponderExcluir
  6. Show, me adificou muito ... Amém. Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.